terça-feira, 17 de março de 2009

Razão e Emoçao

Muitas vezes vivemos colocando a razão acima de tudo.

Queremos sempre ter razão no que pensamos, como agimos, no que queremos e muitas vezes somos injustas com os outros e o pior, com a gente mesma.

Nos consumimos, nos martirizamos por acreditarmos que não devemos agir só com a emoção.

Devemos saber ouvir o coração, mas agir sempre com a razão.

É assim que nos ensinaram a viver e é assim que devemos agir, se quisermos ser felizes.

- Cuidado! Olhe o que você vai fazer... não deve nunca perder a razão.

- Se fizer isso vai perder a razão.

- Ta louca, quer perder a razão?- Não faça isso, não faça aquilo, vai se machucar.

- O coração é traiçoeiro. Quem não sabe separar razão de emoção mete os pés pelas mãos...

E assim vai.

Aiaiai, e nossos sentimentos, como ficam?

Ansiamos, desejamos nos sentir vivas. E a razão muitas vezes nos mata. Deixamos de pensar em nós mesmas e não nos permitimos ser felizes.

Penso que muitas vezes todo esse cuidado com a razão é sinônimo de medo, de insegurança, e deixamos a vida passar em preto e branco.

A razão e a emoção deveriam andar juntas. A razão deveria ser a aprovação da emoção e a emoção a razão da razão. Seria perfeito, não seria?

Nada como uma vez ou outra esquecer a tal razão e dar um tempo, por menor que seja para viver somente a emoção. Isso faz bem, rejuvenesce, alegra a vida, acelera o coração, alimenta a alma. Aumenta nossa auto-estima, massageia nosso ego. A gente se sente gente, se valoriza e se ama.

Quem nunca sonhou em se aventurar, em dar um passinho em falso? Quem nunca se sentiu tentada a, nem que seja por uma vez na vida, viver uma paixão, daquelas de tirar o fôlego? Experimentar o novo, o "proibido"? Quem nunca foi capaz dizer um "não" ou um "sim", mesmo sabendo que não deveria, dando vazão somente à emoção?

Acredito que todas nós.

Somos humanas, temos desejos, fantasias e sonhos. Temos o direito de realizá-los e sabemos disso. Mas a tal da razão está sempre ali, latente, nos cobrando discernimento, sensatez, cautela e nos chamando à realidade. E, muitas vezes, que realidade hein?

E, quando nos atrevemos a realizá-los o que acontece?

Muitas se sentem culpadas, se sentem pecadoras, a última das criaturas... Outras descobrem uma nova razão para viver e, não se contentando apenas em dar só um passinho começam uma longa caminhada...

Dessa vez ao encontro do seu verdadeiro Eu.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Evite ser Traído

Você, homem da atualidade, vem se surpreendendo diuturnamente com o "nível" intelectual, cultural e, principalmente,"liberal" de sua mulher, namorada etc...

Às vezes sequer sabe como agir, e lá no fundinho tem aquele medo de ser traído - ou nos termos usuais - "corneado".

Saiba de uma coisa... Esse risco é iminente, a probabilidade disso acontecer é muito grande, e só cabe a você, e a ninguém mais, evitar que isso aconteça - ou então - assumir seu "chifre" em alto e bom som.

Você deve estar perguntando porque eu gastaria meu precioso tempo falando sobre isso.

Entretanto, a aflição masculina diante da traição vem me chamando a atenção já há tempos....

Mas o que seria uma "mulher moderna"?

A principio seria aquela que se ama acima de tudo, que não perde (e nem tem) tempo com / para futilidades, é aquela que trabalha porque acha que o trabalho engrandece, que é independente sentimentalmente dos outros, que é corajosa, companheira, confidente, amante...

É aquela que às vezes tem uma crise súbita de ciúmes mas que não tem vergonha nenhuma em admitir que está errada e de correr pros seus braços...

É aquela que consegue ao mesmo tempo ser forte e meiga, desarrumada e linda...

Enfim, a mulher moderna é aquela que não tem medo de nada nem de ninguém, olha a vida de frente, fala o que pensa e o que sente, doa a quem doer...

Assim, após um processo "investigatório" junto a essas "mulheres modernas" pude constatar o pior.

VOCÊ SERÁ (OU É???) "corno", ao menos que:

- Nunca deixe uma "mulher moderna" insegura . Antigamente elas choravam. Hoje elas simplesmente traem, sem dó nem piedade.

- Não ache que ela tem poderes "adivinhatórios" . Ela tem de saber da sua boca o quanto você gosta dela. Qualquer dúvida neste sentido poderá levar às conseqüências expostas acima.

- Não ache que é normal sair com os amigos (seja pra beber, pra jogar futebol) mais do que duas vezes por semana, três vezes então, é assinar atestado de "chifrudo". As "mulheres modernas" dificilmente andam implicando com isso, entretanto, elas são categoricamente 'cheias de amor pra dar' e precisam da 'presença masculina'. Se não for a sua meu amigo...

Bem...

- Quando disser que vai ligar, ligue, senão o risco dela ligar pra aquele ex bom de cama é grandessíssimo.

- Satisfaça-a sexualmente. Mas não finja satisfazê-la. As "mulheres modernas" têm um pique absurdo em relação ao sexo e, elas pensam, e querem fazer sexo TODOS OS DIAS (pasmem, mas a pura verdade)... Bom, nem precisa dizer que se não for com você...

- Lhe dê atenção. Mas principalmente faça com que ela perceba isso. Seja muito carinhoso, sempre. Garanhões mau (ou bem) intencionados sempre existem, e estes quando querem são peritos em levar uma mulher às nuvens. Então, leve-a você, afinal, ela é sua ou não é????

- Nem pense em provocar "ciuminhos" vãos. Como pude constatar, mulher insegura é uma máquina colocadora de chifres ...

- Em hipótese alguma deixe-a desconfiar do fato de você estar saindo com outra. Essa mera suposição da parte delas dá ensejo a um "chifre" tão estrondoso que quando você acordar, meu amigo, já existirá alguém MUITO MAIS "comedor" do que você... só que o prato principal, bem... dessa vez é a SUA mulher.

- Sabe aquele bonitão que você sabe que sairia com a sua mulher a qualquer hora? Bem... de repente a recíproca também pode ser verdadeira. Basta ela, só por um segundo, achar que você merece... Quando você reparar... já foi.

- Tente estar menos "cansado". A "mulher moderna" também trabalhou o dia inteiro e, provavelmente, ainda tem fôlego para - como diziam os homens de antigamente - 'dar uma', para depois, virar de lado e simplesmente dormir.

- Volte a fazer coisas do começo da relação. Se quando começaram a sair viviam se cruzando em 'baladas', 'se pegando' em lugares inusitados, trocavam e-mails ou telefonemas picantes, a chance dela gostar disso é muito grande, e a de sentir falta disso então é imensa. A 'mulher moderna' não pode sentir falta dessas coisas ... senão...

Bem amigos, aplica-se, finalmente, o tão famoso jargão "Quem não dá assistência, abre concorrência e perde a preferência".

Deste modo, se você está ao lado de uma mulher de quem realmente gosta e tem plena consciência de que, atualmente o mercado não está pra peixe (falemos de qualidade), pense bem antes de dar alguma dessas 'mancadas'...

Proteja-a, ame-a, e principalmente, faça-a saber disso. Ela vai pensar milhões de vezes antes de dar bola pra aquele "bonitão" que vive enchendo-a de olhares... e vai continuar, sem dúvidas, olhando só pra você!!!

Quem não se dedica, se complica!

Arnaldo Jabor

quarta-feira, 11 de março de 2009

Desilusões

Mascaras caindo, desilusões, decepções, desencantos...

Tudo isso se delineia em nossas vidas de uma forma tão constante que nem da para acreditar.

Pensamos que certas coisas só acontecem com os outros e de repente somos o alvo, a próxima vítima.

Tudo tão certinho, tão bonitinho, planejadinho. Estamos apaixonadas, fazemos planos, acreditamos.

Nossa vida é um palco... a peça um sonho chamado amor.

Pensamos ser a protagonista, mas quando abre-se a cortina e não nos reconhecemos mais no cenário ficamos sem saber qual o nosso verdadeiro papel.

Que coisa de louco!!!

Só vivendo para saber o que é ser um fantoche!

Somos brinquedos, nada mais que isso?

E nossos sentimentos não contam?

Permitimos isso? Não. Ou de certa forma sim, vai saber.

Mas ninguém nos perguntou se queríamos brincar de teatro.

Ninguém nos perguntou se permitiríamos ser usadas como fantoches.

Ninguém nos pediu permissão para entrar e virar nossas vidas de ponta cabeça e depois simplesmente nos descartar como se descarta um boneco de papel.

Poderíamos ter sido mais espertas, sentir melhor o que estávamos recebendo, ler melhor o texto, entender o que queriam de nós, se nos encaixávamos no papel ou não.

Mas fomos aceitando e assumindo o papel porque acreditávamos estar sendo amadas e valorizadas.

Faltou discernimento? Com certeza.

A mulher quando se apaixona perde o chão, o teto, a cabeça, todos os sentidos. Só tem olhos, cabeça, coração, corpo e membros para o seu amado.

Passa a viver a vida dele e não mais a dela.

Confia, se entrega totalmente. E ai já viu neh? ...

Mas não adianta chorar, se condenar, se cobrar. Amamos e fomos verdadeiras.

Nos doamos, vivemos intensamente esse amor, sem medo, sem questionamento, porque somos mulheres.

E como mulheres amamos o quanto achamos que devemos amar. Esse é o nosso jeito de ser.

Somos honestas, verdadeiras.

Sendo santas ou pecadoras, quando amamos não traímos nem a nós mesmas.

Quando amamos não somos simplesmente atrizes num palco chamado safadeza, mal caratismo.

Somos verdadeiras no amor e no respeito que temos com nossos sentimentos e com aqueles a quem amamos.

Pagamos o preço que tiver que pagar porque somos, e seremos sempre mulheres, em todos os sentidos, e é que isso nos faz melhores no palco da vida...

segunda-feira, 9 de março de 2009

Entregue-se ao imprevisível e encontre o amor!

Rosana Braga

Se existem verdades absolutas neste mundo, uma delas é que todos nós temos medo de sofrer.

Assim, ingenuamente tentamos controlar as situações ao nosso redor, como se isso fosse possível...

Obcecados por esse desejo de nos proteger, gastamos nossa energia e nosso tempo tentando controlar os pensamentos, as atitudes e até os sentimentos das pessoas que amamos e que, sobretudo, desejamos que nos amem.

No entanto, não nos damos conta de que a vida se baseia no imprevisível, no incontrolável, no surpreendente! Nenhum sentimento é garantido, nenhuma conseqüência é revelada antecipadamente.

O futuro é totalmente incerto.E apesar de tamanha imprevisibilidade, temos em nosso coração toda a possibilidade de conquistarmos o que e quem amamos, o que é muito diferente de controlar, prever ou obter garantias!

Muitas pessoas não conseguem encontrar um amor, não se entregam a uma relação profunda e verdadeira simplesmente porque estão, todo tempo, tentando obter certezas. As perguntas não param de gritar, as dúvidas não têm fim e o medo de se deparar com a dor parece assombrar milhares de corações, impedindo-os de enxergar uma outra possibilidade, tão plausível quanto a de sofrer.

Será que ele me ama? Será que vale a pena perdoar e tentar de novo? Será que ele não vai me trair? Será que não estou sendo idiota? Será que não vou sofrer mais do que se ficar sozinho? Será? Será?...

O que será, eu responderia com muita tranqüilidade, não importa agora! Na verdade, nunca importará!

A pergunta correta é: “Eu quero?”

Quando aprendermos a responder, com respeito e responsabilidade, essa simples perguntinha, teremos previsto qualquer possibilidade.

Sim, porque o amor é uma chance, uma oportunidade; não uma garantia; nunca uma certeza!

Podemos vivê-lo conforme nossa vontade, de acordo com nosso coração ou... passaremos a vida inteira tentando controlar o incontrolável, garantir o incerto!

Jamais teremos como saber se o outro está sendo fiel, se o amor que sentimos é correspondido na mesma medida, se vamos sofrer ou seremos felizes.

Jamais saberemos do amanhã ou do outro.Então, que usemos nossa inteligência, a despeito de todo o medo que isso possa nos fazer sentir. Ou seja, que possamos, de uma vez por todas, abrir mão dessa tentativa inútil de controlar o amor, a vida e o outro e nos concentremos em nós, em nosso coração e em nossos reais objetivos!

Descobriremos que nos ocupar com nossos próprios sentimentos já é trabalho para vida inteira.

Descobriremos que agir conforme nossa vontade é o bastante para que nos sintamos preenchidos, embora possamos mesmo vir a sofrer... simplesmente porque o sofrimento é uma possibilidade tão possível quanto a felicidade!

E digo mais: só conseguiremos entrar de fato no coração de alguém, mesmo sem termos certeza disso, quando tivermos a audácia e a coragem de nos entregar ao imprevisível; quando conseguirmos compreender que a segurança é mérito pessoal, interno, sentimento que não se pode ter em relação a ninguém além de nós mesmos.

Portanto, para todas as pessoas que têm me perguntado sobre qual é o “segredo” para viver o amor sem sentir tanta insegurança, tanto ciúme e tanto medo de sofrer, aproveito este momento para responder: o segredo está em saber se você quer, se você realmente quer! Porque se você quiser e fizer por merecer, agindo você com sinceridade, qualquer possibilidade de dor e sofrimento valerá a pena.

Porque quando a gente quer de verdade, com o coração, a magia do amor nos faz entender que sofrer faz parte do caminho e, no final das contas, é tudo crescimento, aprendizagem, evolução e, por fim, a tão desejada felicidade.E não que ela esteja no final do caminho ou no final da vida, simplesmente porque ser feliz é isso: entregar-se ao imprevisível e aceitar a dor e a alegria como partes do amor!

E quando penso que essa entrega é realmente difícil, me lembro de uma frase que gosto muito: "Se o seu problema tem solução, relaxe... ele tem solução. E se o seu problema não tem solução, relaxe... ele não tem solução!"

É uma frase engraçada, mas muitíssimo sábia. Portanto, quando estiver doendo muito, não resista! Simplesmente relaxe e aceite, pois a resposta virá!

quinta-feira, 5 de março de 2009

08 de março

Dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher.

Como se a mulher só tivesse um dia no ano para ser lembrada e valorizada.

Esse dia, em especial, será todo dedicado a ela.

Em vários pontos do mundo acontecerão comemorações, homenagens.

O comércio fará promoções extraordinárias, (afinal mulher é tudo consumista neh?) E vaidosa que são, na semana que antecede o seu dia, com certeza vão se deleitar com tantas promoções. E quem ganha com isso é o comércio que faturará horrores.

A televisão fará homenagem especial. Homenagear as mulheres nesse dia e comentar sobre suas conquistas no longo da historia é obrigação, afinal elas são as que mais dão Ibope pois vivem ligadas na TV.

Enfocarão suas lutas, quebra de tabus e a tão sonhada liberação feminina.

Mostrarão uma mulher forte, batalhadora, independente, competente, destacando suas conquistas nas artes, na política e no mercado de trabalho.

Daí, para fechar com chave de ouro, entrevistarão, mais uma vez, uma celebridade, que será capa de uma revista feminina, praticamente nua, para falar sobre a liberação e a condição da mulher no mundo atual.

As revistas que se dizem feministas destacarão a liberação sexual, e darão mais ênfase ainda ao orgasmo, ensinando novas posições arrasadoras, como se o universo feminino se resumisse apenas num ponto G.

Incrível que a maioria dos programas, que se dizem focados para as mulheres, nesse dia, se dedicarão exclusivamente à moda e estarão recheados de receitas saborosas e artesanatos.
Palestras sobre saúde, sexualidade e suas conquistas também é de praxe.

Na maioria dos programas, os médicos, serão os principais convidados, principalmente os ginecologistas. Falarão sobre câncer de mamas, de útero, de fertilidade e de AIDS.... até parece que mulher é só útero, ovário, seios e sexo neh ? Se entrevistarem um psicólogo é para falar de depressão... afinal as mulheres são todas deprimidas. Não estavam preparadas para tanta responsabilidade e agora estão pirando...

Outros programas tentarão enfocar o mercado de trabalho. Entrevistarão as domésticas, as diaristas, as donas de casa, as operárias (Ah sim, as operárias não podem faltar, tudo começou com elas). A maioria mulheres responsáveis pelo sustento da família.
Pobres coitadas que carregam o mundo nas costas! Só mulheres sofridas!
- Olha ai gente, as mulheres quiseram tanto se igualar aos homens que deu no que deu
- Bons tempos aqueles em que os homens eram exclusivamente os responsáveis pelo sustento da família, que as mulheres eram apenas coadjuvantes na história... gritam nas entrelinhas.
Pois é, só faltam dizer: bem feito!

Ah, ia me esquecendo daqueles que se deliciarão em cima das histórias comoventes das mulheres vítimas de violência. E todo tempo disponível será pouco para tanto drama e aclamação à Lei Maria da Penha.

Alguns jornais e revistas contarão, mais uma vez, a história do movimento feminista, desde a revolução da classe operária, que deu início a todo o processo feminista, a história dos sutiãs atirados, até os dias de hoje. Destacarão a mulher como verdadeira heroína.

Pena que se esquecerão da grande maioria que, no seu anonimato, não precisa fazer cara de sofrida, de coitada, de excluída, de oprimida, nem tampouco ficar se expondo, fazendo caras e bocas para conquistarem seu espaço e valor.

Muitos namorados, maridos, companheiros, patrões, colegas de trabalho oferecerão flores, cartões, mensagens... que lind0! Ainda bem que existe esse dia neh?

Dia 08 de março será apenas mais um dia em que todas as mulheres serão lembradas, sem nenhuma outra pretensão que não a de exploração, de exposição, de ibope, de bajulação.

E que mais uma vez será desrespeitada na sua verdadeira condição de Ser.

Um dia que não precisaria existir...