quinta-feira, 5 de março de 2009

08 de março

Dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher.

Como se a mulher só tivesse um dia no ano para ser lembrada e valorizada.

Esse dia, em especial, será todo dedicado a ela.

Em vários pontos do mundo acontecerão comemorações, homenagens.

O comércio fará promoções extraordinárias, (afinal mulher é tudo consumista neh?) E vaidosa que são, na semana que antecede o seu dia, com certeza vão se deleitar com tantas promoções. E quem ganha com isso é o comércio que faturará horrores.

A televisão fará homenagem especial. Homenagear as mulheres nesse dia e comentar sobre suas conquistas no longo da historia é obrigação, afinal elas são as que mais dão Ibope pois vivem ligadas na TV.

Enfocarão suas lutas, quebra de tabus e a tão sonhada liberação feminina.

Mostrarão uma mulher forte, batalhadora, independente, competente, destacando suas conquistas nas artes, na política e no mercado de trabalho.

Daí, para fechar com chave de ouro, entrevistarão, mais uma vez, uma celebridade, que será capa de uma revista feminina, praticamente nua, para falar sobre a liberação e a condição da mulher no mundo atual.

As revistas que se dizem feministas destacarão a liberação sexual, e darão mais ênfase ainda ao orgasmo, ensinando novas posições arrasadoras, como se o universo feminino se resumisse apenas num ponto G.

Incrível que a maioria dos programas, que se dizem focados para as mulheres, nesse dia, se dedicarão exclusivamente à moda e estarão recheados de receitas saborosas e artesanatos.
Palestras sobre saúde, sexualidade e suas conquistas também é de praxe.

Na maioria dos programas, os médicos, serão os principais convidados, principalmente os ginecologistas. Falarão sobre câncer de mamas, de útero, de fertilidade e de AIDS.... até parece que mulher é só útero, ovário, seios e sexo neh ? Se entrevistarem um psicólogo é para falar de depressão... afinal as mulheres são todas deprimidas. Não estavam preparadas para tanta responsabilidade e agora estão pirando...

Outros programas tentarão enfocar o mercado de trabalho. Entrevistarão as domésticas, as diaristas, as donas de casa, as operárias (Ah sim, as operárias não podem faltar, tudo começou com elas). A maioria mulheres responsáveis pelo sustento da família.
Pobres coitadas que carregam o mundo nas costas! Só mulheres sofridas!
- Olha ai gente, as mulheres quiseram tanto se igualar aos homens que deu no que deu
- Bons tempos aqueles em que os homens eram exclusivamente os responsáveis pelo sustento da família, que as mulheres eram apenas coadjuvantes na história... gritam nas entrelinhas.
Pois é, só faltam dizer: bem feito!

Ah, ia me esquecendo daqueles que se deliciarão em cima das histórias comoventes das mulheres vítimas de violência. E todo tempo disponível será pouco para tanto drama e aclamação à Lei Maria da Penha.

Alguns jornais e revistas contarão, mais uma vez, a história do movimento feminista, desde a revolução da classe operária, que deu início a todo o processo feminista, a história dos sutiãs atirados, até os dias de hoje. Destacarão a mulher como verdadeira heroína.

Pena que se esquecerão da grande maioria que, no seu anonimato, não precisa fazer cara de sofrida, de coitada, de excluída, de oprimida, nem tampouco ficar se expondo, fazendo caras e bocas para conquistarem seu espaço e valor.

Muitos namorados, maridos, companheiros, patrões, colegas de trabalho oferecerão flores, cartões, mensagens... que lind0! Ainda bem que existe esse dia neh?

Dia 08 de março será apenas mais um dia em que todas as mulheres serão lembradas, sem nenhuma outra pretensão que não a de exploração, de exposição, de ibope, de bajulação.

E que mais uma vez será desrespeitada na sua verdadeira condição de Ser.

Um dia que não precisaria existir...

Nenhum comentário: